26/02/2018 - Antaq autoriza escala-teste de transatlântico em Florianópolis

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou nesta segunda-feira, 26, a realização de escala-teste de navio transatlântico em Florianópolis.

A escala está prevista para o dia 24 de março, em Canasvieiras. O navio é o MSC Preziosa, com capacidade para 4.300 passageiros e 1.300 tripulantes.

Em novembro do ano passado, a secretaria de estado da infraestrutura encaminhou à Prefeitura e à Antaq o estudo de batimetria, já aprovado pela Capitania dos Portos, que identificou a viabilidade da operação de navios do porte do MSC Preziosa no Norte da Ilha.

A análise, que é uma radiografia do mar e define a possibilidade dos locais receberem navios de cruzeiro, foi feita em três pontos — dois em Jurerê e um em Canasvieiras.

A batimetria foi o primeiro passo para que que Florianópolis se habilitasse a contar com a atracação dos navios. O estudo durou cerca de quatro meses e confirmou que os pontos podem receber transatlânticos.

Desde então, prefeitura e governo do Estado buscaram autorizações e regulamentações com órgãos como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para viabilizar a operação.

“Trata-se do maior navio de cruzeiros em operação na América do Sul que retornará ao estado”, comemorou o secretário de estado da infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro.

Para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, “a volta dos cruzeiros marítimos a capital estimulará o turismo e desenvolverá a cidade”.

“Quando trabalhamos todos juntos com foco e determinação não tem como dar errado. Que venha o primeiro de muitos”, completou o gerente de transportes aquaviário do estado, Mané Ferrari.

A operação do receptivo já iniciou. Agora é fazermos o dever de casa para receber outros na temporada 2018/2019”, finalizou o Superintendente Municipal de Turismo, Vinicius De Lucca Filho.