07/06/2017 - Autorizada licitação para SC-445

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira autorizaram nesta quarta-feira, 7, o início do processo licitatório para o lançamento de edital de concorrência para execução de obra de revitalização da rodovia SC-445, trecho da BR-101 - Içara - Criciuma, com extensão de 10 quilômetros. O valor orçado do investimento é de R$ 11.281.057,52 e o prazo de execução de dez meses.

Pavimentada em 1984, a rodovia Paulino Burigo serviu por décadas como principal ligação entre os municípios da região Carbonífera mas nunca foi totalmente revitalizada. Projetada em uma época em que o fluxo de veículos não era tão intenso como hoje - quando cerca de 27 mil veículos trafegam diariamente pela principal ligação entre Criciúma e outros municípios da região e a BR-101 - a SC-445 é a via mais movimentada do Sul do Estado, acumulando ao longo dos anos diversos problemas como buracos e desníveis ao longo da rodovia.

"O Pacto por Santa Catarina está permitindo que muitas obras e ações em todas as áreas sejam realizadas", disse o governador Raimundo Colombo. "A obra vai beneficiar toda a região ao garantir melhores condições de trafegabilidade nesta importante rodovia”, acrescentou o secretário Luiz Fernando Vampiro. "É uma obra absolutamente necessária. Agora é real: estamos lançando o edital e em pouco tempo começaremos esta importante obra", completou o vice-governador.

Os trabalhos na SC-445 contemplam o recapeamento completo, construção de rótula junto à ICR-253, que dá acesso ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, marginais no bairro Liri, acostamentos e passagem de nível no entroncamento na avenida Centenário.

Concluída a restauração da SC-445, a rodovia passará à competência do município de Içara, conforme ajustado com o prefeito Murialdo Gastaldon.

A SC-445 já foi motivo de diversas audiências públicas, reuniões comunitárias e até mesmo bloqueio da rodovia. Mobilização de lideranças chegou a Assembleia Legislativa. O movimento pela revitalização da rodovia ganhou adesão de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes das câmaras e vereadores de todas as cidades da região, além de presidentes das Associações Comerciais e CDL de Içara e Criciúma e membros das Associações de Moradores do município.