31/05/2017 - Governo do estado prepara operação tapa-buracos

O governador Raimundo Colombo determinou à Secretaria da Infraestrutura e ao Deinfra a realização de uma operação tapa-buracos nas rodovias estaduais assim que as chuvas cessarem. A medida prevê que cada Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) faça o levantamento dos prejuízos para que as empresas, que serão contratadas de forma emergencial, executem os reparos.

“Santa Catarina tem aproximadamente 7.000 quilômetros de estradas estaduais, das quais cerca de 5,500 são pavimentadas. Com as chuvas, a Secretaria da Infraestrutura e o Deinfra estão tomando uma iniciativa forte de liberar os recursos antecipados a todas as 35 ADRs para que imediatamente, quando as chuvas cessarem, agir em relação a qualquer caso de deslizamento, em uma operação tapa-buraco muito forte”, disse o governador Raimundo Colombo.

A Secretaria da Infraestrutura e o Deinfra comunicaram as Agências de Desenvolvimento Regional – ADRs, que em virtude das fortes chuvas que estão provocando estragos em diversos municípios, particularmente nas estradas, assim que o tempo melhorar será feita uma operação em todo o estado, a fim de recuperar trechos destruídos ou afetados pelas cheias.

Colombo também reforçou o alerta de que é preciso cautela ao trafegar pelo Estado, por conta dos buracos que se formam no asfalto em função da chuva e o risco de deslizamentos, já que o solo está bastante encharcado. “É preciso o máximo de cuidado para evitar problemas ainda mais graves”, frisou.

O secretário de Estado da Infraestrutura destacou que a ação conjunta com as regionais e o Deinfra vai garantir agilidade ao trabalho. “Estão todos autorizados nesse processo para fazer o trabalho necessário de melhoria e conserto dos problemas que acontecem em virtude do grande volume de chuvas no Estado”. A secretaria de Estado da Infraestrutura encaminhou ofícios para todas as ADRs para que a operação tapa-buracos inicie assim que o tempo melhorar. As agências deverão enviar os relatórios com as obras executadas para a descentralização financeira dos recursos.

“A ação deflagrada de forma conjunta pelo Governo do Estado é uniforme, simultânea e urgente. Essa parceria vai trazer mais conforto e segurança em toda a malha rodoviária pavimentada do estado de Santa Catarina”, completou o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini. O presidente destacou ainda, que nas rodovias mais movimentadas, como é o caso da SC-401, em Florianópolis a manutenção é constante.

Com informações de Rafael Vieira de Araújo e fotos de James Tavares / Secom