05/02/2018 - Iomerê a Treze Tílias: sonho de mais de quarenta anos é realizado

O governador Raimundo Colombo inaugurou nesta segunda-feira, dia 5, no Monumento Adler, no acesso ao município de Treze Tílias, a obra de pavimentação asfáltica da Rodovia SC-355, trecho que liga o município de Iomerê à Treze Tílias.

O trecho de aproximadamente 15 km contou com investimentos do Governo do Estado por meio do Pacto por Santa Catarina e somaram mais de R$ 22 milhões.

A obra iniciada em 2014 foi executada pela empresa Viga Pavimentações e Obras. Além do novo asfalto, a obra contemplou a construção de três pontes: uma sobre o Rio São Bento e outras duas sobre o Rio dos Cochos.

“Esta obra deixa a vida das pessoas melhor, mais segura com uma obra moderna que inclui terceiras pistas. Com a nova pavimentação dinamizamos a economia porque reduzimos os custos de transporte e logística e assim, ajudamos a gerar mais emprego e mais competitividade”, afirmou Raimundo Colombo.

A Lei nº 17.310, sancionada pelo governador Raimundo Colombo em 6 de novembro de 2017, denomina “Engenheiro Valdir Ruschel” o trecho da rodovia SC-355 entre o entroncamento com a SC-464 e a ponte sobre o Rio São Bento, no município de Iomerê; e “Afonso Dresch” o trecho da referida rodovia entre a ponte sobre o Rio São Bento e o município de Treze Tílias.

Valdir Ruschel foi um militante fervoroso do desenvolvimento regional. Ruschel foi secretário de Indústria e Comércio de Videira, gerente do DER-meio-oeste e secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, de 2003 a 2005. Foi ainda presidente do PMDB de Videira. Ele faleceu em dezembro de 2005.

Afonso Dresch, por sua vez, teve uma vida atuante na política, no empreendedorismo e no turismo. Foi sócio-fundador da Lacticínios Tirol Ltda, em 1974. Foi prefeito de Treze Tílias em duas oportunidades, de 1983 a 1988 e de 1997 a 2000, e prefeito de Joaçaba de 1993 a 1996. Também foi secretário de Estado da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento, de 1991 a 1992. Ele faleceu em abril de 2013.

Josiane Zago / Assessoria de Comunicação Agência de Desenvolvimento Regional de Videira