Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

05/06/2018 - Obras da ponte Hercílio Luz entram em uma nova etapa

As obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos do Estado, entram em uma nova fase. Nesta terça-feira, 5, será realizado o processo de instalação das novas rótulas do lado insular. O trabalho deve durar aproximadamente dez dias.

De acordo com o engenheiro do Deinfra e fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, este é um passo fundamental para deixar a ponte segura, “As rótulas ligam as torres com os blocos de fundação e permitem a movimentação da ponte, devido ao efeito da variação de temperatura”, explicou. Após esse processo, serão colocadas 16 barras de olhais junto a torre Insular.

Andamento das obras

Tiveram início, na última semana, a colocação do piso final da pista sobre o viaduto, na parte insular. É por lá que os veículos passarão após a entrega da obra. Está em andamento, também, a implantação das Barras de Olhal. Os trabalhos iniciaram em março deste ano. Atualmente, Já foram trocadas 104 novas barras, de um total de 360. Também está em execução a instalação dos montantes e dos contraventamentos. Essas estruturas fazem parte da treliça e atuam para manter a forma retangular da viga de rigidez.

Ao todo, a ponte deve receber cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Para o secretário da Infraestrutura, Paulo França, este é um momento fundamental da recuperação da ponte Hercílio Luz, “Agora ela começa a retomar sua forma original”, declarou.

O governador Eduardo Moreira busca junto ao BNDES aprovação do financiamento de R$ 723 milhões para obras estaduais, sendo R$ 37 milhões para a conclusão da Ponte Hercílio Luz.

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000