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28/02/2019 - Ordem de serviço das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles é assinada

Foto: Julio Cavalheiro/ Secom

O governador Carlos Moisés acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, assinou digitalmente na manhã desta quinta-feira, 28, a ordem de serviço para a supervisão e início das obras de recuperação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a região continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina. O prazo para conclusão é de 24 meses, com investimentos de R$ 29,6 milhões e mais R$ 1,3 milhões para a supervisão, controle e fiscalização dos trabalhos.

“É uma obra prioritária que é esperada há muito tempo pela população. Vai garantir a segurança dos catarinenses . Os recursos já estão assegurados e com as ordens de serviços as empresas já podem começar os trabalhos”, disse o governador, lembrando que foi a primeira ordem de serviço assinada digitalmente dentro da política do Governo sem Papel.

A empresa responsável pelas obras nas pontes é a CEJEN Engenharia Ltda., de Curitiba, vencedora do processo licitatório realizado em 2016. A supervisão, controle e fiscalização dos serviços fica a cargo da empresa Engevix.

O secretário da Infraestrutura explicou que um estudo está sendo feito para minimizar os impactos da execução da obra junto aos usuários das pontes.

Hassler destacou que a empresa que fará a manutenção já tem todo o plano de mobilização feito. A primeira etapa será o preparo para o trabalho. “Uma obra como essa exige efetivamente uma área pesada de suporte. Vai ser montada uma estrutura embaixo da ponte para que os operários possam trabalhar com segurança e ter todo material disponível”, informou.

História 

A ponte Colombo Machado Salles tem 43 anos. Foi a segunda ligação do tipo a ser construída entre a Ilha com o Continente. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Paulo de Mello Saraiva e foi construída com estrutura de concreto. Inaugurada em 8 de março de 1975, possui 1.227 metros de extensão e quatro pistas no sentido Continente.

A ponte Pedro Ivo Campos tem 27 anos. A terceira ligação não era prioridade para o governo da época, mas passou a ser o foco com a interdição da Hercílio Luz. O design foi baseado no projeto da Colombo Salles, mas com o vão central em aço. Tem 1.252 metros de extensão e quatro pistas no sentido Continente-Ilha.

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