Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

16/11/2017 - Secretaria participa da implantação da Ferrovia das Bromélias

O governador Raimundo Colombo assinou convênio de R$ 11,7 milhões entre o Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Engenharia e Construção, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para serviços e projetos de engenheira com o objetivo de implantar a Ferrovia das Bromélias no município de Rio do Sul, com extensão de 12,8 quilômetros.

A ferrovia, considerada fundamental para o desenvolvimento do turismo na região, terá 15 quilômetros ligando os municípios de Apiúna e Lontras. "O trajeto é muito bonito em meio à natureza e à imponência da engenharia e vai atrair muita gente para fazer este passeio pela história da região", destacou  Colombo.

A Ferrovia Santa Catarina, chegou ao Alto e Médio Vale do Itajaí, em 1909. Foi construída por descendentes alemães que tinham praticamente só a força braçal para construir os trilhos ligando a região até o porto de Itajaí. O trem transportava madeira, grãos e outras mercadorias e foi fundamental para o desenvolvimento de municípios como Rio do Sul.

“A ampliação da ferrovia é uma reivindicação de décadas que agora sai do papel”, disse o secretario Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro. Deve começar ainda neste ano a instalação e recuperação de mais uma parte da Ferrovia das Bromélias, na localidade de Subida, em Apiúna, no Alto Vale do Itajaí.

Os cerca de dois quilômetros que hoje são usados nos passeio de trem vão se transformar em um trecho bem maior, de quase 16 quilômetros, até Riachuelo, em Lontras.

A expectativa do presidente da Associação Catarinense de Preservação Ferroviária (Tremtur), Carlos Ramiro da Silva, é que a obra dure cerca de um ano e meio. Quando concluída, o trem que hoje conta com uma locomotiva e dois vagões para 120 pessoas terá a capacidade triplicada. Outros três vagões estão sendo restaurados, além de mais duas locomotivas alemãs.

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000