09/05/2018 - Secretário visita Navegantes para tratar da bacia de evolução

O secretário da Infraestrutura, Paulo França, esteve nesta terça-feira, 8, em Navegantes para discutir com pescadores, prefeitura e associação empresarial as obras da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.

Acompanhado do diretor de Infraestrutura da secretaria José Muller e do engenheiro fiscal da obra, Ivan Amaral, o secretário anunciou como meta finalizar as obras até setembro deste ano, possibilitando assim a liberação da bacia para navios de maior porte, o que irá resultar em uma maior competitividade do setor portuário e incremento na economia catarinense.

O prefeito Emílio Vieira acompanhou o secretario e os técnicos na primeira visita para conferir in loco a situação dos pescadores do bairro São Pedro, que estão tendo dificuldades com o assoreamento do Rio Itajaí, no trecho onde funciona a Carrera Municipal, administrada pela Secretaria de Agricultura e Pesca.

Conforme os pescadores, devido ao assoreamento, eles estão tendo dificuldades para entrar e sair com as embarcações. Diante do problema, o secretário do Estado ficou de estudar a situação e solicitou um prazo de 15 dias, para dar uma resposta concreta.

Na sequência, o secretário foi recebido pelo diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, na sede do porto, ocasião em que conheceu as soluções logísticas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da região de Navegantes, do estado de Santa Catarina e do Brasil.

Encerrando a agenda, o secretario fez uma apresentação na Associação Empresarial de Navegantes - ACIN, em reunião com os associados a convite do presidente Rinaldo Luiz de Araújo.

A agenda em Navegantes surgiu na semana passada quando Paulo Franca recebeu na capital uma comitiva de Navegantes, com o apoio do senador catarinense Dalírio Beber. Nesta audiência com o secretário, as lideranças solicitaram ao Governo do Estado a dragagem no local, com o objetivo de aumentar o calado naquele trecho do rio e, assim, permitir que os pescadores possam ancorar as suas embarcações.

A obra

A reestruturação do canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí começou em março de 2015 contratada por R$ 150.537.839,82. Os principais serviços previstos são a remoção total dos guias-correntes limítrofe com o Saco da Fazenda; redução de parte dos espigões enraizados no molhe Norte; readequação do Molhe Norte e Dragagem no canal e bacia de evolução (serviço atualmente suspenso devido a condicionante da LAI - período do defeso do camarão).