Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

25/05/2018 - Torre insular da ponte Hercílio Luz é elevada

O processo de elevação de 3 cm da torre do lado insular da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi realizado com sucesso, nesta quinta-feira, 24. O trabalho é necessário para realizar a troca das rótulas antigas e posicionar as duas rótulas novas entre a torre e as fundações. A operação durou poucos minutos e contou com auxílio de oito macacos hidráulicos que foram acionados por uma central eletrônica.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Paulo França, o processo marca uma importante fase da obra: “Estamos em um momento fundamental da recuperação da ponte Hercílio Luz. Agora ela começa a retomar sua forma original”, destacou.

As rótulas ligam as torres com os blocos de fundação e permitem a movimentação da ponte, devido ao efeito da variação de temperatura que provoca a dilatação térmica. De acordo com o engenheiro do Deinfra e fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, a previsão é de que elas sejam trocadas no prazo de um mês, “Os trabalhos devem durar aproximadamente 30 dias, vai depender das condições climáticas”, informou.

Além disso, está em andamento a implantação das Barras de Olhal. Os trabalhos iniciaram em março deste ano. Atualmente, Já foram trocadas 88 novas barras, de um total de 360. Também está em execução a instalação dos pendurais. Essas estruturas fazem parte do vão central e sustentam a treliça a partir das barras de olhal. Ao todo, a ponte deve receber cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura.

O governador Eduardo Moreira busca, junto ao BNDES, aprovação do financiamento de R$ 723 milhões para obras estaduais, sendo R$ 37 milhões para a conclusão da Ponte Hercílio Luz.

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000