27/03/2018 - Trecho final do acesso ao sul da ilha 96% concluído

Com 96% da obra executada, o governo do estado pretende liberar em breve o primeiro trecho do acesso ao Sul da Ilha, que vai do Rio Fazendinha à entrada do novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis.

Para concluir este trecho, falta a pintura das pistas, a sinalização e o acabamento. Além de melhorar no futuro a mobilidade na região, a abertura do acesso vai facilitar o transporte de materiais para a construção do novo aeroporto.

Em visita às obras na segunda-feira, 26, o secretário de estado da Infraestrutura, Paulo França e o engenheiro do Deinfra responsável pela obra, Cléo Quaresma, constataram que as duas pistas, acostamento, ciclovia, interseções e os passeios estão praticamente concluídos no chamado lote 02-A (acesso ao novo aeroporto).

O eixo principal deste lote é de 3,78 Km. No momento estão em execução os serviços de drenagem e as obras complementares. A capa asfáltica está concluída em todo o trecho implantado.

Com relação ao chamado lote 01-A, que começa na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao bairro Carianos (Estádio da Ressacada), o secretário avalia que a obra também avança, no que se refere à pavimentação, ciclovias, calçadas e sinalização, mas falta desapropriar alguns terrenos.

O lote 01-A está em plena execução: 90,10% da terraplenagem e 88,40% da pavimentação. Entre a nova ponte do Rio Tavares até a intercessão de acesso ao bairro Carianos, já foram concluídos os serviços referente à primeira camada de capa asfáltica. No momento estão em execução os serviços de drenagem e as obras complementares.

As obras complementares neste trecho também estão dentro do cronograma previsto, com a restauração e prolongamento da ponte existente sobre o Rio Tavares. Foram cravadas 34 estacas metálicas das 38 previstas e colocados os blocos e apoios centrais. Em março de 2018, 51% desta obra está concluída.

Também neste trecho, está sendo construído o Viaduto de Carianos, obra iniciada em janeiro de 2015, a um custo de R$ 4.928.124,17. Estão em execução os serviços de cravação de estacas, vigas longarinas, pré-lages e blocos de fundação. De acordo com as ultimas medições, a obra está com mais de 67% do cronograma executado.

O desafio final para a entrega completa da obra é o chamado Lote 01-B, que liga os dois trechos atualmente em execução, do Viaduto Carianos até o Rio Fazendinha. A obra está sendo licitada depois de receber a licença da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

As obras de implantação, pavimentação e duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz tiveram início em 13 de agosto de 2015. Essencial para a operação do novo terminal do aeroporto de Florianópolis, a sua conclusão irá beneficiar todo o sul da ilha, configurando uma nova via de acesso.

“É uma conquista coletiva porque é uma obra vital para o Sul da Ilha de Santa Catarina e para quem procura ou sai de Santa Catarina, com um novo terminal mais confortável”, salientou o governador Eduardo Pinho Moreira.

“Estima-se que até 60% do trafego do sul da ilha irá utilizar este novo acesso, desafogando vias atualmente congestionadas, o que irá resultar em melhoria para a mobilidade urbana e condições para ampliação do turismo”, acrescentou o secretário Paulo França.

Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Infraestrutura recebe para uma reunião, às 14 horas, no auditório do Deinfra, os representantes da ANAC, ICMBio e do Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal, com o objetivo apresentar os trabalhos que estão sendo executados pelo governo catarinense. Também participa da reunião a Zurique Airport. A seguir, a comitiva fará uma vistoria às obras de construção do novo acesso ao sul da ilha.